Culinária Tailandesa

12/08/2024
Índice

A culinária tailandesa é construída a partir de ingredientes frescos, aromáticos e muitas vezes exóticos. Cada um desses ingredientes desempenha um papel essencial na criação dos pratos característicos que definem a cozinha do país.

Na verdade, o segredo para estrelar a culinária tailandesa é um equilíbrio de cinco sabores: azedo, doce, salgado, amargo e picante. Alguns pratos tailandeses apresentam uma mistura cuidadosa de todos esses sabores tentadores.

Ao descobrir esta cultura gastronómica, é comum encontrar alguns alimentos mais básicos numa receita tailandesa e alguns ingredientes que realçam o aroma e cheiro especial dos pratos tailandeses:


É o alimento essencial na culinária tailandesa. A variedade de arroz da Tailândia chama-se Jasmim, cujos grãos são longos e muito aromáticos. O segundo tipo mais popular é o arroz glutinoso, cujos grãos são curtos, opacos e muito ricos em amido.

Além disso, outro componente básico da culinária tailandesa feita com farinha de arroz é o macarrão, a pasta de arroz.


Este pequeno ingrediente é uma das estrelas da culinária tailandesa. Podem ser encontrados maduros (vermelhos) ou verdes (verdes), cada um com um sabor ligeiramente diferente.


A Tailândia é rica nestes produtos do mar; entre todos, o camarão é utilizado na maior parte dos pratos típicos tailandeses. Os frutos do mar tailandeses são frescos e vendidos em quase todos os mercados da Tailândia.



O molho de peixe é obtido a partir da fermentação de peixe ou lula. Curiosamente, este molho é compatível com todos os tipos de receitas de ensopados e é, claro, um ingrediente essencial nos deliciosos caril tailandeses.

O famoso molho Thai Nam Prick é composto principalmente de pimenta, alho, suco de limão e um pouco de molho de peixe. É servido em vários pratos ou você os terá diretamente na mesa do restaurante onde come.


Durante a época da ocupação Khmer, os tailandeses começaram a usar popularmente caril picante da culinária indiana como alimento diário.

O seu sabor certamente não o deixa indiferente, combinando com maestria sabores picantes, doces, cítricos e aromas de especiarias e ervas. Existem três tipos de curry: curry amarelo, vermelho e verde com sabores diferentes.



Muitos caril tailandeses usam leite de coco como líquido principal. Eles também o usam muito para adicionar alimentos doces tailandeses. O sabor e o aroma que confere são únicos e graças a isso conseguem-se autênticos pratos de luxo.


Alho, gengibre, galanga, folhas de limão, coentro, hortelã, capim-limão e outros tipos são ingredientes muito importantes para criar um sabor e cheiro tailandês perfeito.
Por ser um país tropical, a Tailândia possui uma variedade de frutas ricas e ricas em nutrientes. Algumas frutas como manga, durião, jaca, mamão, toranja, coco...


Comer na Tailândia não é tão difícil como pode parecer inicialmente! Com o cardápio tão variado, existem opções para todos os gostos. Mesmo para quem não goste de comida muito apimentada, há alternativas.

Dessa forma, para já ir preparado e não ter nenhuma surpresa desagradável, listamos algumas recomendações com alguns dos principais pratos típicos da culinária na Tailândia.


O Pad Thai é, com certeza, a refeição mais popular da Tailândia. O Pad Thai geralmente é o primeiro prato local que os turistas experimentam quando chegam à Tailândia.

Além de ser um prato típico super barato e bastante saboroso, ele geralmente não é picante e normalmente tem boa aceitação para quem está mais acostumado ao nosso paladar habitual.

O preparo consiste no uso de macarrão de arroz, ovos, amendoim, suco de limão, broto de feijão, cubos de tofu e cebola. O Pad Thai, como a maioria da comida na Tailândia, é um prato agridoce. Você pode escolher camarão, frango, porco ou apenas vegetais como acompanhante.

Você pode experimentar o Pad Thai em qualquer lugar da Tailândia, desde barracas de comida de rua até em restaurantes mais finos e elegantes.



Também um dos pratos mais tradicionais da Tailândia, o Fried Rice é mais um prato bastante simples, quase nunca picante e, portanto, mais uma opção da culinária tailandesa para quem não gosta muito de pimenta. É geralmente feito com arroz de jasmim perfumado com temperos, e é encontrado nas versões vegetariano, com frango, porco ou bife ou frutos do mar. Além disso, o prato acompanha fatias de pepino para enfeitar.

Esse prato é uma excelente opção para quem acha difícil se adaptar a uma culinária  diferente do habitual, uma vez que o prato é basicamente um arroz frito com alguns vegetais, bastante tempero e o acompanhante que preferir.

Em alguns restaurantes há opção de pedir esse prato servido dentro de um abacaxi (Pineapple Fried Rice), que é simplesmente delicioso!



Tom Yum é uma das sopas mais famosas da Tailândia. É uma sopa super aromática que tem como ingredientes principais capim limão, pimenta, molho de peixe, gengibre, suco de limão, cogumelos e camarões.

Importante ressaltar que o Tom Yum é bem picante. Portanto, se você não é uma das pessoas que adora pimenta, essa opção não seria a mais indicada.



Outro prato que é uma excelente opção para quem tiver dificuldade com a culinária tailandesa. Também um dos pratos mais populares na Tailândia, preparado com um tipo de carne moída temperada (frango, porco ou carne) e frito com manjericão e alho. Em alguns lugares tem a opção com Tofu também.

Geralmente acompanha arroz branco coberto com um ovo frito. Uma vez que o prato é basicamente algum tipo de carne, arroz e ovo, lembra um pouco a comida no Brasil, apesar de o tempero ser um pouco diferente.

Importante ressaltar que o Pad Krapow pode levar muita pimenta, ou não. Caso pimenta não seja a sua, reforce que deseja o prato “no spicy”.



Khao Soi é um prato tradicional da região norte da Tailândia. É uma sopa feita de macarrão de ovo crocante em um molho cremoso semelhante ao curry e engrossado com leite de coco. 

O Khao Soi, normalmente, leva frango ou carne bovina. Entretanto, você também pode comê-lo com carne de porco, camarão ou peixe. Um prato típico, quase obrigatório para se provar durante uma viagem a Tailândia, o Khao Soi já foi eleito a melhor sopa do mundo.



Para os amantes de uma boa salada, esse prato pode ser uma boa opção para experimentar quando for à Tailândia. No entanto, para aqueles que não gostam muito da pimenta, é bom ficar longe! O prato realmente leva muita pimenta.

A Papaya Salad é uma salada feita de mamão verde ralado com um molho picante, tipicamente feito com alho, pimenta malagueta, molho de peixe, camarão seco, açúcar de palma e suco de limão.

A Papaya Salad pode ser servida tanto como prato principal ou como acompanhamento por exemplo de um peixe grelhado.



“Satay” é um termo comum para carne grelhada, popular em muitos países do Sudeste Asiático, como Indonésia, Malásia e Tailândia. O prato “Satay” é originário da Indonésia, mas o satay tailandês é tão famoso em todo o mundo que às vezes as pessoas pensam erroneamente que é um prato tailandês.

Os espetos satay grelhados são feitos com carne de porco, mas também podem ser feitos com frango ou carne bovina. A receita consiste em marinar a carne com cúrcuma, curry em pó que lhe confere cor amarela e sabor único.



Conhecido como “Rei dos Curry” Muitos consideram o melhor Curry da Tailândia! O prato é realmente uma delícia. O Massaman Curry apesar de ser um prato nacional, tem sua origem na Malásia.

Esse curry é preparado com amendoim, suco de tamarindo, batata, cebolinha e leite de coco, e tem a possibilidade de ser servido com frango, bife ou tofu. Geralmente acompanha arroz.



Mango Stick Rice ou doce de arroz com manga é, na verdade, uma sobremesa bastante tradicional na Tailândia e você encontra em todos os lugares!

Essa sobremesa nada mais é do que arroz cozido no vapor misturado com leite de coco adocicado e servido com fatias de manga. O prato é muito saboroso e, apesar de em teoria ser uma sobremesa, há quem o peça como almoço ou janta.



Além dos pratos acima mencionados, você encontrará facilmente muitas outras comidas de rua que não deve deixar de experimentar. Frutos do mar grelhados, hot pot, Luk Chup, Roti Gluay, Sang Kaya Fug Tong, coco grelhado, sorvete, crepes,… são o que recomendamos que você coma em qualquer lugar da Tailândia. Além disso, frutas frescas, suco de frutas e chá com leite tailandês certamente serão uma estrela em sua viagem.


A cultura culinária da Tailândia variava do processamento à culinária. Nac comida tailandesa, os pauzinhos não são utilizados como utensílios principais devido à influência europeia. Na verdade, ele prepara todos os utensílios necessários e adequados para comer.

De acordo com as caraterísticas do clima, topografia e costumes, cada região da Tailândia mantém o seu colorido de vida gastronômica.

Influenciados por Mianmar, os alimentos do norte da Tailândia são geralmente menos picantes e quase não azedos e azedos. O arroz pegajoso é um prato favorito servido com uma variedade de molhos (Namprik Noom, Namprik Dang, Namprik Ong) de várias sopas picantes (Gang Hangle, Gang Hoh, Gang Kae).


Os pratos populares são Kaeng Hang Le (curry apimentado) e Khao Soi (macarrão com curry). Os nortistas gostam mais de comer carne de porco, depois carne bovina, frango, pato, aves... há pouquíssimos frutos do mar.


De meados de março a abril, o visitante pode experimentar a Kaeng Phak Wan Kai Mot Daeng (sopa de legumes com ovos de formiga), considerada uma comida de luxo excepcional.




Os pratos mais famosos e suculentos incluem Kai Yang (frango grelhado), Som Tam (salada de mamão verde), Lap (carne picante ou peixe moído).
Influenciado pelo Laos, o arroz pegajoso é o alimento principal, combinado com carne, porco, mamão, peixe grelhado, frango grelhado… O peixe de água doce é a principal fonte de proteína desta região. Os nordestinos gostam de comer carnes fritas, como sapos, lagartos, cobras, hamsters, formigas vermelhas, insetos, além de carne de porco, boi e frango também são os favoritos.




A cozinha central é a combinação dos melhores pratos da região. Bangkok está no centro da região, com seus campos de arroz, abundantes peixes fluviais e terras férteis para plantações.


As pessoas da região centro gostam de comer arroz aromático, com uma média de 3 a 5 pratos como Gang Phed (caril vermelho tailandês), Tom Yam (sopa azeda), legumes, molho de peixe, arenque, ovos fritos tailandeses, porcos grelhados. A comida é cozinhada ao estilo real: processamento complexo, estilo de cozinha mais sofisticado, o prato muitas vezes é cozinhado delicadamente e privilegia a doçura, e a forma de apresentar a comida também é artística.




A culinária do sul é influenciada pela Índia e pela Indonésia, como o Kaeng Matsaman (curry de estilo indiano cozido com cardamomo, cravo, canela e espetos grelhados com molho picante de amendoim originário da Indonésia). Normalmente os pratos são muito picantes e usam muitos temperos.

Pratos típicos com sabor sulista são sopa, curry (Gang Liang, Gang Tai Pla), Khao Yam (incluindo arroz misturado com molho budu) e Kua Kling (curry de carne seca frita). Os frutos do mar frescos populares são peixes, camarões, lagostas, caranguejos, lulas, ostras e mexilhões.

A culinária tailandesa é uma celebração dos sentidos, onde sabores intensos, ingredientes frescos e técnicas tradicionais se unem para criar pratos extraordinários. Com suas variações regionais, a comida tailandesa oferece uma diversidade gastronômica que é tão rica quanto a própria cultura do país. Seja você um amante de pratos picantes, doces ou salgados, a culinária tailandesa tem algo para todos os gostos. Explore, experimente e saboreie a comida tailandesa, e você descobrirá por que essa cozinha continua a conquistar corações ao redor do mundo!

Se você é fã de comida tailandesa e quer experimentar cozinhar alguns pratos quando visitar este país do templo dourado, não hesite em encontrar imediatamente uma aula de culinária interessante.

Algumas aulas de culinária tailandesa serão combinadas com uma variedade de atividades diárias de viagem para proporcionar uma variedade de experiências interessantes aos visitantes. Por exemplo, você pode fazer um passeio no rio para aprender a cozinhar ou visitar algumas escolas locais e aprender a cozinhar em uma cozinha ao ar livre.
Todas as aulas de culinária são realizadas com uma intensa combinação de atividades de descoberta. Isto parece ser parte integrante do turismo tailandês e uma experiência maravilhosa que ninguém quer ignorar.

As aulas de comida tailandesa para viajantes oferecem cursos de meio dia e de dia inteiro. Geralmente você pode optar por fazer um prato de cada uma das seguintes categorias: pratos salteados, sopas, aperitivos e sobremesas e caril tailandês. Além disso, cada curso oferece um livro de receitas de comidas tradicionais tailandesas. Se seguir o percurso de um dia, terá a oportunidade de visitar e provar as ervas aromáticas numa quinta biológica.

A seguir apresentamos algumas aulas que você pode fazer na Tailândia.

- Endereço: 4/1206 Soi 57, Bangkok 10240, Tailândia
- Horário: 8h00 – 18h00
- Web: https://chefleez.com/
- Tel: +66 86 568 1311

- Endereço: 31/11, Silom Soi 13, Silom Street, Bangkok 10500, Tailândia
- Horário: 9h15 – 14h00, 15h00 – 19h00
- Web: www.sompongthaicookingschool.com
- Tel: +66 84 779 8066

- Endereço: 6 Moo 8 Sriphoome Soi 8 Sriphoome, Chiang Mai 50200, Tailândia
- Horário: 8h00-18h00
- Web: https://zabb-elee-cooking.com/
- Tel: +66 93 267 9572

- Endereço:15/1, Soi Arrag 4 | Si Phum, Chiang Mai 50000, Tailândia
- Horário: 7h00 – 21h00
- Web: https://www.thaiakhakitchen.com/
- Tel: +66 61 325 4611

- Endereço: 1/3-5 C/Patak. Praia de Kata, Karon, Phuket 83100, Tailândia
- Horário: 9h00 – 19h30
- Web: https://www.katathaicooking.com/
- Tel: +66 91 954 5563

- Endereço: 303 Moo1 Denha-Dongmada Rd, Chiang Rai 57000, Tailândia
- Horário: 9h30 – 14h00
- Web: https://www.thaicookingclasschiangrai.com/
- Tel: +66 84 740 7119

A culinária tailandesa é uma celebração dos sentidos, onde sabores intensos, ingredientes frescos e técnicas tradicionais se unem para criar pratos extraordinários. Com suas variações regionais, a comida tailandesa oferece uma diversidade gastronômica que é tão rica quanto a própria cultura do país. Seja você um amante de pratos picantes, doces ou salgados, a culinária tailandesa tem algo para todos os gostos.

Explore, experimente e saboreie a comida tailandesa, e você descobrirá por que essa cozinha continua a conquistar corações ao redor do mundo!



Você pode ler artigos relacionados à gastronomia de outros países em:

Desfrute da Culinária Vietnamita

Culinária De Laos

CONHEÇA NOSSO TIME

Deixe-nos ajudá-lo a planejar uma viagem inesquecível!

Whatsapp